terça-feira, 10 de janeiro de 2012

The Cabanas de Viriato TV News, Janeiras 2012 da Banda da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato

No passado dia 08 de Janeiro, como já é habitual nesta altura do ano, a Banda da Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato saiu à rua para desejar  Bom  Ano Novo à população e pedir  as Janeiras, uma tradição que, lamentavelmente, vem  perdendo ao longo dos tempos a sua importância e relevo. Dois dias antes, à noite, já o Grupo de Dança e Cantares desta mesma Sociedade Filarmónica havia cumprido esta mesma  tradição, cantando.
A Banda Filarmónica, constituída na sua maioria por músicos jovens, iniciou estas Janeiras de 2012 na Rua dos Casaínhos, como já é habitual acontecer, por volta das 10 horas. De seguida percorreu diversas ruas da Zona Sul de Cabanas de Viriato, passando por Fundo de Vila, Rua da Portela, Rua Viriato (entre o cruzamento da Rua do Ribeiro do Fojo e a Avenida Dr. Aristides  de Sousa Mendes), Rua das Fontaínhas, as estreitas ruas do Pedrógão e as Eiras, seguindo depois para o Bairro do Cristo-Rei e a Quinta da Soila. 
Já passava das 12 horas quando a comitiva, constituída pelos músicos, Presidente da Sociedade Filarmónica, Francisco António Campos e outros da Direcção, para além do maestro Evaristo Neto, chegou ao Lagarto novo para degustarem o almoço e um merecido descanso. No final breves discursos de Francisco António Campos e do maestro Evaristo Neto, com o primeiro a destacar a importância deste ano novo para a Filarmónica, pois completa 140  anos de existência, sendo por isso um marco importante. Referiu, também, que o futuro da Sociedade Filarmónica depende muito dos jovens, pois estes serão os principais responsáveis para continuidade da mesma.
Após almoço passagem pelo bairro histórico do Aido e subida à Cerca, em direcção à Rotunda Viriato e ao novo Quartel dos Bombeiros Voluntários, a novidade deste ano. Daqui, marcha até ao Bairro Social junto à estrada para o Sobral, onde foi oferecido o primeiro dos dois lanches do dia.
 O Lar de Idosos do Centro Social Professora Elisa Barros Silva foi o destino seguinte, com os  utentes a dispensarem pequenas mas generosas oferendas à Filarmónica.
Nova partida, desta feita Rua Viriato abaixo em direcção aos semáforos e daí para os Outeiros de Cima e de Baixo. Neste último, na Rua da Cana Verde , novo lanche, com os habitantes a brindarem a banda com os típicos cantares de Janeiras. Tal motivou um pequeno discurso do Sr. José Pereira Dias que, para além de agradecer a generosidade daquelas gentes, a todos incentivou para a manutenção das tradições.
Depois deste bonito e raro momento, regresso ao histórico Lagarto para o fim deste périplo anual.
Parabéns à Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato, baluarte da cultura no concelho de Carregal do Sal e, cada vez mais, garante das tradições locais.


















Ser Cabanense, é ser diferente.